quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Merkel Rx.Helix Explorer Carabina dos Exploradores









Uma Verdadeira carabina para os Exploradores!!!

A RX.Helix utiliza uma culatra de acção curta por ser totalmente modular, permite a montagem de canos de diferentes calibres por ser desmontável sem ferramentas, a sua rapidez de manuseamento e tiro fazem desta carabina uma das mais inovadoras deste século.

Como hoje em dia muitos caçadores vêem a caça como uma aventura, percorrendo o mundo à procura de um novo troféu, não se pode ficar com uma simples carabina de coronha de madeira.
Tem de ter uma carabina que cumpra em diferentes climas como o extremo frio do Alasca como no mais tórrido deserto,sem duvida que uma boa coronha sintética faz a diferença...

Por ser uma arma modular a coronha e o fuste são separados pelo que se colocou um problema de uniões e da escolha do material a utilizar. A Merkel conseguiu o efeito acertado escolhendo um polimetro e o fuste encaixa suavemente e ao milímetro sobre a carcaça sem necessidade de forçar.

A Coronha tem um acabamento maravilhoso que não deixa  qualquer tipo de folga na união com a carcaça. Conta também com um acabamento no punho e no fuste que permite um perfeito e seguro assentamento da mão..

O Cano: A marca Alemã tem uma lendária qualidade de canos pois há mais de um século que simbolizam precisão tanto em carabinas como em espingardas...
A RX.Helix utiliza um cano chamado Bolt Barrel System que permite desmontar a arma em apenas 7 segundos; retira-se o fuste pressionando um botão e baixasse a patilha de retenção do cano com a cabeça da culatra no seu interior, é tão simples quanto isso e assim a arma fica pronta a transportar com metade do seu comprimento total. Este genero de carabina chama-se take down.
 A facto de se poder tirar o cano com a cabeça da culatra montada no seu interior tem várias benesses pro exemplo ao trocar o cano por outro de calibre diferente não temos a preocupação com a nova cabeça, pois esta está sempre no cano a que pertence. Outro é se quisermos tirar a cabeça do interior do cano basta inclina-lo na nossa direcção e a arma fica totalmente desactivada. A montagem da cabeça do cano é simples basta alinhar dois pontos marcados a vermelho um no cano e outro na cabeça de dando 1/4 de volta.

A Carcaça é fabricada em liga de  alumínio (ergal) e tem acabamento ligeiramente brilhante apenas com a referencia  do nome do modelo em letras douradas.
 A janela de expulsão é muito estreita e pequena tendo atrás da ranhura longitudinal permitindo o recuo do manobrador da culatra.Este percurso sendo mais curto que o normal e sai do interior da carcaça trazendo duas vantagens: sendo o percurso mais curto  torna-se mais rápido o movimento  de puxar/empurrar a culatra, e a outra vantagem é nunca nenhum involcro sai na nossa direcção o que permite estar sempre a encarar o alvo.
A carcaça no topo tem tem um carril do tipo Picatinny para a colocação de uma mira telescópica sem necessidade de instalar bases.No guarda-mato temos um gatilho e o carregador amovivel que é do tipo mono filar que quer dizer que aloja as munições umas por cima das outras permitindo uma alinhamento perfeito dos cartuchos com a câmara.Na carcaça também se encontra o armador manual.

A Culatra como já foi dito é de accionamento linear cujo objectivo foi juntar o melhor de dois sistemas o da Mauser 98 e o de acção rectilínea que a Merkel desenvolveu. Esta culatra combina um percurso de acção linear curta com uma cabeça rotativa com seis trincos directamente ao cano que é  como a clasica culatra 98.O percurso da culatra foi reduzido graças a um conjunto de rodas dentadas que desmultiplica o movimento numa relação de 2:1 o que faz com que a cabeça da culatra trabalhe num espaço curto. Essa acção realiza-se quase sem força graças a aceleração por inercia no momento da cabeça obturar a câmara
   
Esta arma esta muito alem do que se precisa na caça pois tem uma precisão fenomenal mesmo em tiro ultra longos...