Boas amigos e crazy for weapons hoje vou falar de tiros longos pois existem ocasiões que temos que atirar a distancias grandes devido às circunstancias do momento que não permitem que nos cheguemos mais perto da peça de caça a abater. Em especial na caça de montanha, em qualquer ponto do planeta é frequente encontrar situações bem complicadas. Quando assim falamos obviamente nunca será um tiro fácil, no entanto o caçador deveria treinar esta situação pois nem sempre temos outra opção e assim possa disparar com boas possibilidades de êxito.
O equipamento básico:
Imaginem o tipo caçador de montaria e batida; tem uma carabina semi-automática ou uma carabina de repetição manual de accionamento rápido de calibre 30-06, com uma mira 1,5-6x42 normalmente de boa qualidade...Pois meus amigos digo desde já que com este equipamento seria difícil acertar numa cabra a uma distancia de 400 metros porem não impossível... pois há muito bons atiradores por ai mas reduziria muito as chances.
Agora é assim com uma Sako TRG equipadas com miras de 6-24 aumentos de marcas de primeira linha e de calibre .338 lupa magnum conceguen-se abater peças de caça a distancias inimagináveis. Mas o preço de um equipamento destes é proibitivo para o comum dos cidadãos.
Dito isto vou falar de um equipamento razuavel para um caçador normal enfrentar com garantias estas distancias longas.
Uma carabina de ferrolho que consiga agrupamentos sub-moa, isto quer dizer que tem de ser capaz de meter 3 tiros agrupados em menos de 3 centímetros a cem metros. isto deve-se comprovar bem apoiado num suporte de tiro onde o erro humano seja mínimo e se possível com uma munição de qualidade que seria mais tarde usar a mesma para caçar. Se a carabina não fizer esses agrupamentos em distancias maiores os agrupamentos serão tão abertos que perde-se a garantia de que os tiros vão entrar onde estamos a apontar.
Uma mira de qualidade é muito importante com pelo menos 12 aumentos, mas primando sempre pela qualidade não tanto pelos aumentos...mas se podermos ter as duas coisas qualidade e aumentos tanto melhor.
Escolher um calibre que tenha uma trajectória tensa e se possível que seja potente (energia), como por exemplo calibres standard que são adequados para atirar a longa distancia como o .270Win e o 308Win que é utilizado pelos Snipers de todo o mundo. Ou então calibres mais pesados como os magnum que obrigam a uma menor correcção do tiro como o 7mmRem.Mag. e o .300Win.Mag.
Um telémetro que nos dê leituras pelo menos até 400 metros pois para podermos saber bem a distancia a que estamos a atirar para podermos fazer as correcções necessárias...
Treino:
Não vale a pena levar o melhor equipamento do mundo se não soubermos o que fazer e como tudo é preciso treinar bastante.
Temos de nos dar bem com o equipamento saber os seu truques, como se deve apertar suavemente o gatilho.
Devemos praticar o tiro deitados e apoiados na mochila de caça fazer tiros a alvos de 250 a 300 metros, assim podemos comprovar a queda da bala a ambas distancias e ficarmos mais preparados para fazer as correcções necessárias, imprimindo uma tabela de queda da bala em pequeno,colada na coronha (ou outro sitio).
São algumas dicas que acho muito importantes para poder caçar (ou fazer tiro) com a segurança de levar um bom troféu para casa...
Espero que tenham gostado até um próximo post!
Gun Reporter